O Ministério de Louvor desempenha uma função importante no serviço da igreja. O louvor está presente em todos os cultos e tem valor pastoral. Por isso merece atenção no discipulado e acompanhamento. O louvor está presente também em toda a Bíblia, desde antes da criação até o Apocalipse e continuará a existir pela eternidade. A partir do reinado de Davi a música foi integrada à ministração do Tabernáculo e ministrada continuamente, em turnos que cobriam as 24 horas, diariamente. Havia 4 mil levitas músicos (1Cr 23.5), 288 eram mestres e profetas, capazes e preparados para o ministério do louvor (1Cr 25.7). Hoje, vemos cumprir-se a promessa da restauração do Tabernáculo de Davi (Am 9.11), quando o louvor é restituído à Casa de Deus em todas as suas formas: com danças, com cânticos novos, com liberdade de expressão e culto, trazendo o ambiente profético à Igreja do Senhor.
CONHECENDO O MINISTÉRIO DE LOUVOR DA IGREJA BATISTA CENTRAL E SUAS ATUAÇÕES
Escolhemos o nome Fogo Ardente para identificar o nosso Ministério de Louvor, tomando por base Levítico 6:13 que diz: o “fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.” Entendemos que a adoração deve ser contínua e que ela, quando em espírito e em verdade, agrada e atrai a glória de Deus.
Somos atualmente uma equipe de mais de 50 adoradores que revezam-se em escalas para servirem ao Senhor nos cultos da Igreja. O Ministério é liderado pelos Pastores Aziel Gondim e sua esposa Gueysa Carneiro que servem à Igreja em tempo integral.
FUNÇÕES DO MINISTÉRIO
1. Adorar a Deus e ministrar ao Corpo de Cristo, proclamando o evangelho por meio da música, com integridade de caráter e excelência no serviço.
2. Atuar nos cultos, dirigindo o louvor e adoração com músicas e ministrações que atinjam a necessidade do povo e tragam a revelação de Deus para a igreja.
3. Promover ações que mantenham a visão bíblica da adoração.
4. Cuidar da preparação espiritual dos levitas.
5. Promover atividades para crescimento técnico e incentivar seus membros a buscarem mais conhecimento para exercerem com habilidade e excelência o seu ministério.
Um dos projetos do Ministério de Louvor é a EMAM – Escola de Ministros de Adoração e Música, que desde 2009 é um curso que proporciona treinamento e capacitação para aqueles que foram chamados por Deus para servi-lo no ministério de louvor e adoração em suas igrejas locais, com aulas semanais num período de nove meses, de março a novembro.
Disciplinas da EMAM
Buscando a glória de Deus
Canto
Cura interior
Disciplinas espirituais
Funções e práticas do Ministério de Louvor
Liderança de equipe
Liderança de louvor
Musicalização
O Caráter do adorador
O senhorio de Cristo
O valor do culto
Panorama Bíblico
Perfil do líder
Poder da Música
Relacionamentos saudáveis
Tabernáculo de Moisés e de Davi
Vida no Espírito
Vocação